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Id:273 - (790)
Autor:Warmling, Cristine Maria; Marzola, Norma Regina; Botazzo, Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Da autonomia da boca: práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(01):181-195, jan.-mar. 2012. .
Resumo:Analisa como ocorreu a separação entre o ensino da medicina e o da odontologia no Brasil. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são inter-relacionadas para mostrar como suas relações e sentidos mudam historicamente. Propõe que a autonomia do ensino da odontologia emergiu da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição desenvolveu-se sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
História da Odontologia
Autonomia Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000100010

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Id:266 - (777)
Autor:Garbin, Daniela; Mattevi, Gianina Salton; Carcereri, Daniela Lemos; Caetano, João Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Odontologia e Saúde Suplementar: marco regulatório, políticas de promoção da saúde e qualidade da atenção^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(02):441-452, fev. 2013. .
Resumo:A partir do marco regulatório e de um panorama da odontologia na saúde suplementar, este artigo discute as especificidades do setor odontológico no que se refere às políticas de promoção da saúde e qualidade da atenção à saúde propostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A atuação do Estado na saúde suplementar se dá a partir das leis 9.656/98, que define relações entre operadoras, produtos e seus beneficiários e 9.961/2000, que cria a ANS. Concomitantemente, houve elevado crescimento da odontologia no setor, por conta de mudanças no exercício liberal da profissão, trazendo a necessidade de conhecer a lógica de organização dos serviços quanto à assistência prestada e ao modelo de atenção praticado. A ANS desenvolve ações para estimular as operadoras na implantação de programas de promoção da saúde, na busca por um modelo de atenção integral. Ao mesmo tempo, promove a Política de Qualificação na saúde suplementar, com ênfase na dimensão assistencial, porém na odontologia o enfoque da avaliação ainda é o atendimento individual e fragmentado. Por fim, o grande desafio da odontologia passa pelo seu fortalecimento enquanto política de saúde pública, acessível a toda a população, e pela qualificação da atenção odontológica na saúde suplementar. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Pessoal de Saúde
Regulação e Fiscalização em Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000200015

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Id:203 - (535)
Autor:Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960^ipt / Dental teaching in Brazil: an interpretation based on recommendations and international meetings from the 1960s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(4):[1011-1026], out.-dez. 2009. .
Resumo:Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia/hist
Política de Saúde
Política de Educação Superior
Currículo
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000400010&lng=pt&nrm=iso

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Id:60 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reforma curricular e pesquisa na graduação em odontologia: uma história em construção^ipt / Curriculum reform and research in dentistry at the undergraduate level: history under construction
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(4):1329-1340, out. - dez. 2007. .
Resumo:Aborda a trajetória da pesquisa na graduação em odontologia, no âmbito da organização curricular. Com base em publicações impressas e eletrônicas, nacionais e internacionais, o estudo delimitou, como marcos de periodização, a institucionalização do ensino superior em odontologia, a reforma universitária e a promulgação das Diretrizes Curriculares. Constata-se a preocupação com a pesquisa desde a criação dos cursos superiores de odontologia, e que sua instalação no âmbito da pós-graduação, respaldada pela reforma universitária, indica preocupação com a instrução científica na graduação. Em anos recentes, as Diretrizes Curriculares redimensionara o espaço da pesquisa, preconizando alterações curriculares abertas à possibilidade de sua consideração como princípio educativo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Currículo
Pesquisa em Odontologia
Brasil
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000400012&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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